Clínica Cristina Lopes

Agendar

(11) 9 4140-2508

Fibromialgia

Young woman suffering from neck pain and backache, stretching the muscles at home. back and neck pain woman
O que é?

Saiba tudo sobre fibromialgia

Embora pareça uma doença da modernidade, os primeiros sintomas da fibromialgia foram descritos no Séc. XIX.
Gosto de explicar o conceito de fibromialgia pelo nome, porque ele já diz tudo sobre a doença. FIBRO + MI + ALGIA. Fibrose muscular que causa dor ou dor muscular causada por fibrose. É simples assim!

Fribo: fibroses

Quando acontece uma lesão muscular, no lugar da lesão forma-se uma cicatriz, que chamamos de fibrose.

Tudo que você vai fazer fisicamente, é necessário que exista uma contração muscular. Quando o músculo se contrai, a fibrose atrapalha a eficácia da contração e em contrapartida, a contração incomoda a fibrose e ela incha, por isso os pontos de dor do paciente são chamados de “tender points” ou “pontos macios”.

A pessoa que tem fibromialgia apresenta fibrose por todo o corpo, alguns pacientes ficam indignados quando trato até os olhos (sim, tem pontos na musculatura dos olhos)

Avaliação dos Pontos

A base para o médico começar a fazer o diagnóstico de fibromialgia, é analisar se o paciente apresenta pelo menos 11 pontos (de 18 presentes no protocolo) de dor no corpo. Isso é um protocolo feito pelo Colégio Americano de Reumatologia e adotado no mundo todo como critério de diagnóstico de fibromialgia. A história do paciente, as manifestações associadas (ou tudo que o paciente sente) e vários exames que excluem qualquer outro diagnóstico também são analisados. Por isso a fibromialgia tem ‘diagnóstico por exclusão’.
Young athlete man injured his knee during sports training at health club.
As fibroses com o tempo se tornam incapacitantes e como elas são uma mudança na estrutura das fibras, não podemos falar em cura da fibromialgia, pois os pontos sempre permanecerão ali. Com o tratamento porém, é restabelecida a circulação e nutrição do músculo acometido e o paciente fará fortalecimento para adquirir fibras novas que auxiliarão no movimento realizado pelo músculo.

Emoções e Dor

Por que o emocional é tão exposto na fibromialgia? Ainda falando sobre diagnóstico, a parte emocional do paciente fica muito exposta, porque como não se tem um exame específico, tende-se achar que o problema está no perfil psicológico do paciente. Os pacientes tem um perfil de serem perfeccionistas, não conseguem delegar seus afazeres, muitas vezes metódicos e por isso, usam suas musculaturas até não terem limites, pois tudo fica por conta deles. O inverso porém não é verdadeiro, isto é, nem todos as pessoas que tem esse perfil psicológico tem ou terão fibromialgia. A verdade é que aqueles que chegam a ter fibromialgia já tinham baixa resistência muscular e só gastaram a musculatura durante a vida, sem prover reforço. Tiveram várias lesões físicas ou possuem alguma patologia preexistente que limita ainda mais a atividade da musculatura, neste último caso, os problemas de coluna são os mais recorrentes.
Close up a man siting on the bed and holding his knee pain Joint pain, Arthritis and tendon problems. a man touching knee at pain point.Medical healthcare concept.

Mi = Mio = Músculo

Há quem pense: “se a fibromialgia está no músculo, então posso morrer com a doença, porque meu coração também é músculo”. É um pensamento plausível, porém pode relaxar, porque o tipo de músculo (músculo cardíaco) que compõe o coração, não é o mesmo acometido por fibromialgia. A fibromialgia está presente no músculo estriado esquelético, essa é a boa notícia, a má notícia é que temos músculo estriado esquelético no corpo todo (cerca de 40% do corpo), desde o couro cabeludo até o pé, então poderá ter centenas de pontos de fibrose desencadeando dor. Ah, é importante dizer que embora alguns pacientes tenham a sensação que a articulação também dói, ela não é afetada pela fibromialgia, mas é na articulação que o músculo se insere por isso a dor é tão próxima ou se confunde com ela!

Algia = dor

Como tudo que fazemos exige uma contração, o principal sintoma que aparece é a dor. Alguém precisa te avisar que suas contrações estão ineficazes, quem faz isso é o cérebro (ou melhor dizendo Sistema Nervoso Central) com o sintoma de dor, afinal a contração ineficaz pode te colocar em perigo, como uma queda de uma escada, queda na rua, deixar cair um copo de vidro…
A fibromialgia é dor crônica, ou seja, está presente por mais de 03 (três) meses, por isso a pessoa tende a acreditar que “se acostuma” com a dor, mas a verdade é que ano após ano, ela estará cada vez pior e com mais incapacidades. Fadiga, depressão, alterações de sono, intestino irritável, enxaqueca, entre outros, são consequências ou manifestações associadas à fibromialgia. São várias as manifestações e nem todos os pacientes possuem todas e nem todos possuem as mesmas.
PROCURE UM MÉDICO REUMATOLOGISTA (A FIBROMIALGIA FAZ PARTE DO GRUPO DE REUMATISMOS (REUMATISMO EXTRA-ARTICULAR) E CERTIFIQUE-SE DO DIAGNÓSTICO, ANTES DE PROCURAR QUALQUER TRATAMENTO!
Woman with painful face expression massaging and stretching her tense neck muscles, feeling strong upper back pain, suffering from discomfort because of problems with posture. Overwork and fatigue

Saiba como identificar os sintomas

Saiba como é feito o diagnóstico

O diagnóstico de Fibromialgia é por exclusão: o médico analisará exames para todo tipo de doença e não encontrando nada, chegará na conclusão de ser fibromialgia.
Se você recebeu o diagnóstico de fibromialgia e não sabe o que fazer, assista ao vídeo abaixo e siga as estratégias!
Pontos de Dor

O que são pontos de Fibromialgia?

Saiba o que que são os pontos de fibromialgia e tire suas dúvidas se ao sentir dor você pode apertar os pontos.
Crise

O que são "crises" de Fibromialgia?

Qual o melhor medicamento para Fibromialgia

Cannabis

A Clínica Cristina Lopes expressamente não indica qualquer tipo de medicamento para dores crônicas e/ou Fibromialgia. Muitos pacientes, porém, estão procurando pelos medicamentos à base de canabinóides. Você deve portanto ter uma fonte séria e segura para obter informações importantes, como indicação para seu caso e o que fazer para ter acesso, contato com médicos cadastrados, aprovação da Anvisa entre outros.
Clique no botão acima, entre no site Dr Cannabis e faça seu cadastro.
Com Dr Cannabis você ficará atualizado das principais informações sobre o assunto, além de poder ter todo o apoio necessário caso necessite de algum produto.Com Dr Cannabis você ficará atualizado das principais informações sobre o assunto, além de poder ter todo o apoio necessário caso necessite de algum produto.
× Me conta aqui qual sua Dor!